terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O pão nosso de cada dia

E aí você tem certeza que o pão integral que você está consumindo é integral mesmo?

Mas aí você me fala que na embalagem diz: PÃO INTEGRAL. . . E. . .

Pois bem... Infelizmente muitos dos pães que são ofertados nas prateleiras dos supermercados com a promessa de serem integrais, não são totalmente .  :(

Tudo é só uma questão de marketing e um motivo para cobrar mais caro.

Para você saber se o produto que está comprando é realmente aquilo que está se propondo, é necessário aprender a ler os rótulos das embalagens e entender as informações nutricionais dos alimentos. . .

Aqui darei algumas dicas:

Não fique ligado apenas nas calorias dos produtos, sabemos que não são apenas as calorias responsáveis por uma dieta balanceada.

O ideal é ler tudinho e comparar. . .

Hoje, quem controla os rótulos dos alimentos é a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). No Brasil todo produto precisa apresentar as informações nutricionais como valor energético, porção, medida caseira e quantidade por porção de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio do alimento.

Imagem retirada da internet. Fonte: http://blogdamimis.com.br

Vamos falar sobre os ingredientes dos produtos para que vocês possam entender porque nem sempre o pão integral é realmente um BOM pão integral. . .

Como explicado na imagem acima:
Os ingredientes encontram-se listados por ordem decrescente. O primeiro ingrediente é aquele que se encontra em maior quantidade. Modere o consumo de alimentos cujos primeiros ingredientes sejam gorduras ou açúcares (ex.: sacarose, maltose, glucose, dextrose)
Então, no caso dos pães, para termos a certeza que são INTEGRAIS de fato, o primeiro ingrediente deverá ser FARINHA DE TRIGO INTEGRAL, centeio, cereais, aveia ou outra, e não adianta ser "farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico", essa não é farinha integral, é farinha branca...

Então ATENÇÃO ao comprar produtos que prometem ser integrais. . .

Agora você sabe qual a diferença entre a farinha de trigo branca e a farinha de trigo integral?

Na farinha branca (também chamada refinada) os grãos de trigo são moídos e ficam bem finos, enquanto que na FARINHA INTEGRAL os grãos são mais preservados, assim suas fibras também. Quanto mais refinada a farinha, menos fibras.

Fui ao supermercado ontem e dei um "click" nos pães que diziam ser integrais nas suas embalagens.

Pães que possuem seu ingrediente principal a farinha branca:









Pães que possuem como principal ingrediente a FARINHA INTEGRAL:






Não se preocupe com a marca que irá comprar. Existem inúmeras marcas e tipos de pães para cada gosto. Cada região é explorado aquele que tem maior procura, seja marca ou tipo de pão.

O importante é ler o rótulo e entendê-lo antes de fazer as suas compras! ! !

2 comentários:

  1. Oi Priiii vim aqui através das fotos do seu lindo noivado! :D
    Adorei o post, na verdade já conhecia essa regrinha pq um colega de trabalho me ensinou, mas foi super novidade na época! rsrss E a maioria das marcas não tem mesmo farinha integral como principal, é ridiculo né?


    bjs


    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica. Sempre fiquei atenta a algumas coisas como validade, calorias, açúcares e os grãos, mas nunca prestei muita atenção no tipo de farinha. Fiquei boba aqui com a má fé c/ que os fabricantes agem. Temos que ficar de olho mesmo! Obrigada!! :-)

    ResponderExcluir